Pé diabético.  Amputações de pé e pernas batem recorde

No ano passado foram realizados 31.190 procedimentos no SUS, os dados sugerem uma alta progressiva no número de amputações e desarticulações dos membros inferiores no Brasil. O levantamento revela que os dados acumulados em 2023 projetam este ano, como o pior da série histórica iniciada em 2012.

Mais de 282 mil cirurgias de amputações de membros inferiores (pés ou pernas) foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde Janeiro de 2012 a Maio de 2023. Apenas no ano passado, os registros alcançaram a marca de 31.190 procedimentos realizados, o que significa que, a cada dia, pelos menos 85 brasileiros tiveram pés ou pernas amputadas na rede pública.

Os dados fazem parte de um levantamento produzido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), que alerta para o aumento desse tipo de procedimento por todo o país. De acordo com a entidade, há estados onde o volume de amputações aumentou mais que 200%.

Os estudos também acendem um alerta para os cuidados voltados para doenças vasculares com síndrome do pé diabético. Os dados SBACV mostram que mais das metades das amputações envolvem pessoas com diabetes. Paciente com diabetes e úlceras nós pés apresentam taxa de mortalidade duas vezes maior em comparação com pacientes diabetes sem úlceras nós pés. Os pacientes submetidos a amputação maior de um membro inferior, apresenta baixas taxas de sobrevida.

A prevenção no caso de diabetes são os cuidados para evitar as lesões nós pés, um pequeno ferimento pode causar infecção que resulta num caso grave de gangrena, levando o risco a amputações. Grande parte dessas complicações poderiam ser evitadas a partir de práticas de auto-observação, paciente bem informado, que se examina com frequência pode reconhecer uma intervenção precoce já nos primeiros sintomas. 

Além da auto-observação, uma alimentação adequada, prática de atividades físicas, manter o controle da glicemia, por exemplo, contribuem para uma melhora no sistema vascular. Como também não realizar compressas mornas ou frias, devido a perda de sensibilidade acarretada pela neuropatia, o paciente pode não perceber as lesões nos pés.

Se você é diabético, fique atento aos sinais.

FISIOTERAPIA

Ivani Neviani
Crefito 3 – 124756 – F

Thais Chaves Lourenço
Crefito:125911-F

Compartilhar

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Outras Matérias

Atualidade Bady Bassit

EDITORIAL

Informativo da Região Conectando Vidas, Contando Histórias! É com grande

Saiba mais
Esportes

Casemiro sofre lesão muscular na coxa e deve desfalcar a seleção brasileira

  O volante Casemiro vai desfalcar o Manchester United nas

Saiba mais