Desenvolvimento Infantil Neuropsicomotor
Várias são as razões que podem interferir no desenvolvimento de um bebê, colocar ele no andador não resolve o problema.
As crianças que usam o andador, geralmente, apenas se impulsionam, mas não trocam passos. Empurrar – se apressadamente não é caminhar é descolar -se.
Como não utiliza adequadamente o sistema músculo esquelético, à criança acaba sobrecarregando seus ossos e articulações, e alguns casos, o caminhar atrasa ainda mais, ao se colocar uma criança que ainda não sabe andar nesse equipamento, ela deixa de fortalecer os músculos e tendões das suas pernas, que são essenciais para que ela dê os primeiros passos sozinha.
O Andador é contraindicado por pediatras e especialistas em segurança, relatam que os bebês não tem maturidade com toda essa liberdade que o andador oferece, os bebês encontram maior velocidade dentro do andador podendo gerar impactos, quedas e colisões ainda maiores, tornando mais grave as lesões. Outro fator é que os bebês possuem esqueleto e órgãos internos mais frágeis, pois estão em desenvolvimento.
Já o apoiador a criança utilizará quando ela já estiver com a musculatura suficiente para se manter de pé, com um certo equilíbrio, apenas estimulando o que ela já tem condições de fazer. A criança precisa somente de uma oportunidade de local e brincadeiras seguras para se desenvolver, o recomendado é sempre colocar essa criança no chão para rolar, sentar, explorar, brincar e se arrastar, essas oportunidades já serão o suficiente para seu desenvolvimento.
É claro que tudo deve ser supervisionado por um adulto
Bora colocar essas crianças no chão e aproveitar muito seu bebê.
FISIOTERAPIA
Ivani Neviani
Crefito 3 – 124756 – F
Thais Chaves Lourenço
Crefito:125911-F