Você também faz parte do grupo que não consegue resistir a um docinho?
O desejo pelo doce vai além do paladar. O açúcar, assim como algumas outras substâncias, tem o poder de fazer o cérebro liberar dopamina, um neurotransmissor que atua no sistema nervoso e proporciona sensações de prazer, bem-estar e relaxamento.
Portanto, se o alimento desperta essa sensação de prazer, o cérebro pede mais.
Quais são os malefícios do açúcar à saúde?
1. Obesidade
O açúcar é extremamente calórico. São 387 calorias para cada 100 gramas desse produto. Amplamente usado nas receitas culinárias e adicionados a bebidas como cafés, chás e sucos, ele contribui para o aumento de peso.
Porém, vale a pena destacar que o açúcar não é o único responsável pela obesidade. Esse problema é causado por uma série de hábitos, tanto no que diz respeito à alimentação, sono desregulado, falta de atividade física etc.
2. Problemas cardiovasculares
Quando as células do fígado metabolizam até mesmo o açúcar das frutas, elas geram diversos subprodutos, sendo que um deles é o triglicerídeo. Uma parte dos triglicerídeos liberados na corrente sanguínea se acumula nas paredes das artérias, bloqueando a passagem do sangue e favorecendo a ocorrência de infartos.
3. Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 ocorre devido a uma dificuldade do organismo para aproveitar o açúcar da forma correta, que é utilizando-o como combustível para as células. Porém, o açúcar também favorece o surgimento da doença. Estudos mostram que pessoas que consomem mais doces têm uma probabilidade maior de desenvolver essa patologia.
4. Estresse e ansiedade
Pessoas que consomem uma quantidade maior de açúcar estão mais sujeitas a problemas como estresse e ansiedade. Isso acontece porque o organismo delas produz uma quantidade de cortisol acima do normal, o que contribui para desencadear esses transtornos mentais.
5. Baixa energia
O açúcar é um produto de alto índice glicêmico. Isso significa que ele produz um pico de energia inicial, mas logo em seguida essa energia reduz drasticamente. Dessa forma, a pessoa se sente cansada, esgotada e com dificuldade para realizar suas atividades. Para contornar essa sensação, ela come com maior frequência, o que pode desencadear a obesidade e outros problemas.
6. Desequilíbrio da microbiota intestinal
O açúcar destrói parte das bactérias boas que vivem em nosso intestino. Essa microbiota intestinal é muito importante, pois atua em diversos processos do organismo, desde a digestão adequada dos alimentos e absorção de nutrientes até a manutenção de uma boa imunidade e da saúde mental. Portanto, não podemos perder essas aliadas da saúde.
7. Enfraquecimento do sistema imunológico
E por falar em imunidade, esse é outro sistema muito afetado pelos malefícios do açúcar. Quando uma pessoa come doces, ela temporariamente inibe a capacidade das células de defesa para enfrentarem invasores. Esse é um efeito que dura algumas horas até que tudo volte ao normal.
Portanto, quando uma pessoa come doces várias vezes ao dia, ela prejudica a ação do sistema imunológico continuamente. Dessa forma, a susceptibilidade a infecções externas por vírus e bactérias se torna maior, enquanto suas chances de detectar internamente células alteradas e eliminá-las é reduzida.
Dr. Adilson Correa Jr.
Nutricionista CRN 19739